Última atualização em 6 de maio de 2024 por Ana Carolina Targino Praxedes
Este tutorial irá te ajudar a cadastrar os editais com seleção por sorteio. Para isso, você precisará acessar o site do sistema gestor de concurso (SGC) do IFRN, entrando pelo site do processo seletivo.
Editais de seleção por sorteio precisam ter o edital cadastrado e os documentos do edital anexados, assim como ter as vagas e etapas configuradas.
Sempre se certifique de que o edital selecionado é aquele no qual você deseja fazer o procedimento.
1. Do cadastro do edital
Editais de seleção por sorteio não necessitam documentação do candidato pois isso implicaria em duplo processo de avaliação.
Os cursos têm que existir com o mesmo código que no SUAP, caso contrário a integração com o SUAP não funcionará.
1. Cadastre o edital
- Na aba Editais, Clique no botão Adicionar.
- Preencha os campos conforme:
- Grupo a qual o Edital pertence.
- Nome do Edital.
- Descrição
- Exibir Edital no Menu: <Marcar esse campo>
- Ano do Edital
- Número do Edital
- Código de segurança: <<user qualquer gerar automático de senhas>>
- Inscrições do Edital são realizadas pelo SISU?: <Não se aplica>
- Configuração da Cota para o Sisu: <Não se aplica>
- Para vagas remanescentes?: <Não se aplica>
- Configuração das Cotas/Lista de Processamento: <Não se aplica>
- Na seção Dados Entrada do Aluno, preencha os campos conforme:
- Ano
- Semestre
- Data de ingresso
- Data de encerramento
- Idade mínima de ingresso: <Não se aplica>
- Na seção Dados financeiros, preencha os campos conforme:
- Convênio: <Não se aplica>
- Vencimento do boleto: <Não se aplica>
- Data limite de confirmação: <Não se aplica>
- Taxa de inscrição: <0,00>
- Na seção Outras configurações, preencha os campos conforme:
- Casas decimais escore final: <0>
- Aberto ao público: <Marcar esse campo>
- Usar upload de arquivos: <Marcar esse campo>
- Na seção Campi, preencha o campo conforme:
- Campi: <Selecione o campi do Edital>
- Na seção Configuração Cota Genérica, preencha os campos conforme:
- Descrição Field da Cota Genérica: <Não se aplica>
- Texto de ajuda da cota genérica: <Não se aplica>
- Na seção Listas para processamento, preencha a tabela conforme:
- Linha 1
- Nome: Geral
- Ordem: 1
- Critério de ensino: <Não se aplica>
- Critério de renda: <Não se aplica>
- Critério de etnia: <Não se aplica>
- Critério de necessidade especial: <Não se aplica>
- Critério genérico: <Não se aplica>
- Linha 1
- Na seção Grupos de arquivo do edital, cadastre conforme o edital
- Os grupos de arquivos do ZL são prefixados com “Editais EAD – “, se o grupo de arquivos não existir cadastre um grupo com apenas 1 arquivo.
- Na seção Arquivos Públicos, cadastre o edital e anexos, se tiver.
- Salvar
2. Cadastre as etapas
- Na barra superior em azul, selecione o Edital a qual deseja adicionar as Etapas
- No menu lateral esquerdo, clique em Editais > Etapas
- Para cada etapa a adicionar, clique no botão Adicionar Etapa:
Tipo | Descrição | Início | Final | Pública |
---|---|---|---|---|
Período de inscrição | Período de inscrição | Ver edital | Ver edital | Sim |
Prova: Aplicação | Aplicação da prova | Ver edital | Ver edital | Não |
Prova: Resultado Preliminar | Resultado preliminar | Ver edital | Ver edital | Sim |
Prova Interposição de recurso | Interposição de recursos | Ver edital | Ver edital | Sim |
Prova: Resultado Final | Resultado Final | Ver edital | Ver edital | Sim |
Resultado Final | Resultado final do processo | Ver edital | Ver edital | Sim |
3. Cadastre as ofertas de vagas
- Na barra superior em azul, Selecione o Edital a qual deseja adicionar as Ofertas
- No menu lateral esquerdo, clique em Editais > Ofertas de Vaga
- Para cada vaga a adicionar, clique no botão Adicionar ofertas de vagas:
- Selecione o curso <Conforme o edital>
- Selecione o turno <Conforme o edital>
- Selecione o semestre <Conforme o edital>
- Indique a quantidade de vagas previstas <Conforme o edital>
- Taxa de inscrição: <Não se aplica>
- Observação: <Opcional>
- Dispensa de prova: <Não se aplica>
- Mesagem para dispensa: <Não se aplica>
- Código da oferta vaga no SISU: <Não se aplica>
- Código SUAP da Linha de Pesquisa: <Não se aplica>
- Idade mínima de ingresso: <Não se aplica>
- Em Distribuição de Vaga selecione a Lista de distribuição
2. Da prova
2.1. Cadastre a prova
- Na barra superior, selecione “Prova genérica” que está no grupo “Prova genérica“
- Crie uma nova prova clicando no botão “Adicionar Prova genérica“
- Preencha os campos conforme:
- Nome: Prova – Análise curricular
- Etapa da aplicação da prova: Aplicação da prova
- Etapa para apresentar o resultado: Resultado Final
- Etapa para apresentar extrato: Resultado Preliminar
- Etapa para solicitação de vistas: <Não se aplica>
- Etapa para interposição de recursos: Interposição de recursos
- Etapa para apresentar os resultado dos recursos: <Não se aplica>
- Ofertas de vaga: <Conforme o edital>
- Tipo: Eliminatória
- Tipo eliminatória qtd vagas multiplicador: <Conforme o edital>
- Nota mínima para habilitação: <Conforme o edital>
- Casas decimais do escore: 4
- Casas decimais das estatísticas: 4
- Função para cálculo do escore: Escore somente nota
- Número de avaliadores por prova: 1
- Discrepância: 20
- Motivo de nota zero: <Conforme o edital>
- Tipo de prova: Curriculum
- A classificação da prova será por ordem de inscrição? <Não se aplica>
- A classificação da prova será por sorteio? <Não se aplica>
- Pode exibir notas avaliadores para os candidatos? Sim
- Prova genérica critérios: <Conforme o edital>
- Avaliadores:
- Em usuário selecione o avaliador
- Indique um limite de correções
- Avalia discrepância: <Não se aplica>
- Avalia recurso: Sim
- Salve.
- Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais”
- Pesquise pelo edital e clique em “Editar” (é o ícone de uma caneta)
- Na seção “Provas para cálculo do escore” cadastre uma única prova usando o botão “Adicionar outro(a) Prova para cálculo do escore“
- No formulário, informe:
- Prova: Prova – Análise curricular
- Ordem de classificação: 1
- Peso: 1
- Obter escore das disciplinas: Não
- Salve.
2.2. Habilite para processamento
- Etapa para quando já terminou o período de inscrições
- Na barra superior, selecione “Habilitar candidatos” que está no grupo “Processamentos“
- Preencha o formulário:
- Etapa referência: Período de inscrição
- Etapa a processar: Aplicação
- Vagas a serem processadas…: <Todos os cursos>
- Salve para avançar.
- No formulário “Habilitação de inscrições entre etapas”
- Ação com processamento: Não efetuar operações caso já processado
- Confirmo o processamento da habilitação: Sim
- Salve para concluir.
2.3. Processe o resultado final
- Calcular a prova
- Na barra lateral, selecione Prova Genérica > Prova depois
- Clique no botão Calcular escores
- Depois clique no botão Calcular habilitação
- Calculo do escore final
- Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais“, depois pesquise
- Clique em “Calcular escore“
- Marque “Confirma a operação?“
- Salve
- Classificação do resultado
- Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais“, depois pesquise pelo edital
- Clique em “Calcular classificação“
- Marque “Confirma a operação?”
- Salve
- Gere o arquivo Excel para conferência
- Na barra lateral, selecione “Conferência do resultado final” que está no grupo “Resultados“
- No formulário:
- Geração do relatório: XLS – Planilha eletrônica padrão Excel
- Campus: Todos
- Exibir dados pessoais dos candidatos: Sim
- Salve
- Gere o arquivo Excel e PDF do resultado final
- Na barra lateral, selecione “Lista de Aprovados” que está no grupo “Resultados“
- Para Excel
- No formulário:
- Geração do relatório: XLS – Planilha eletrônica padrão Excel
- Campus: Todos
- Salve
- No formulário:
- Para PDF
- No formulário:
- Geração do relatório: PDF – Arquivo PDF
- Campus: Todos
- Salve.
- No formulário:
3. Da exportação para o SUAP
A CADIS é responsável pelo SUAP-EDU.
Fonte: PROEN por conversa telefônica