Como solicitar certificação de conhecimento?

Ícone de seta para baixo demonstrando que é possivel abrir um menu de opções

Última atualização em 27 de julho de 2023 por Beatriz Sayuri do Nascimento Kato

O processo de certificação de conhecimentos consiste em uma avaliação teórica ou
teórico-prática, conforme as características da disciplina, com calendário de provas a ser
divulgado pela Diretoria Acadêmica ofertante.

Antes de solicitar a certificação de conhecimentos, protocolando via GOV.BR, o estudante deve atender alguns critérios, como:

• O número máximo de requerimentos para realização de certificação de conhecimentos não deverá exceder 4 (quatro) avaliações por estudante em cada período letivo.
  • Para cada disciplina do curso, será permitido requerer a certificação de conhecimentos uma única vez.
  • É vedada a certificação de conhecimentos de disciplinas em que o requerente tenha sido reprovado no IFRN.
  • Para os cursos técnicos na forma integrada, é vedada a certificação de conhecimentos de disciplinas referentes aos núcleos fundamental e estruturante.

Em caso de ausência a qualquer avaliação de certificação de conhecimentos, esta ficará automaticamente cancelada, não cabendo recurso.

Dessa forma, será dispensado de cursar uma disciplina o estudante que alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60 (sessenta) nessa avaliação, sendo registrado no seu histórico acadêmico o resultado obtido no processo.

Como solicitar certificação de conhecimento?

1. Primeiro você deverá acessar o link

2. Dentro do site GOV.BR irá abrir a tela “Protocolar documentos junto ao IFRN”. Clique em “iniciar“.

3. Após fazer seu login na página, preencha suas informações.

4. Depois de preencher suas informações, será necessário escrever o seu protocolo.

-Assunto Certificação de conhecimento no curso XXX
-Descrição
Solicito certificação de conhecimento para as disciplinas XXX, pela matrícula XXX, do curso XXX.
-Campus * Campus Avançado Natal Zona Leste (ZL)

5. Acompanhe o atendimento da solicitação, corrigindo a documentação, caso necessário.

6. Quando a solicitação for atendida, salve o número do processo e fique acompanhando a tramitação pelo SUAP.

7. O processo será analisado pela Coordenação do Curso e deferido pela Diretoria Acadêmica. A Coordenação do Curso agendará a prova de certificação. Após sua realização, a nota será incluída pela Secretaria Acadêmica.

-Somente após o registro da nota da certificação em seu histórico é que você poderá deixar de cursar a disciplina, caso esteja matriculado naquele semestre.

Como você classifica essa informação?

Clique nas estrelas para avaliar

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Clique nos ícones ou escanei o código QR com a câmera do celular

QR Code