Como solicitar cancelamento de matrícula?

Última atualização em 13 de dezembro de 2023 por Williany Bezerra de Souza

O cancelamento de matrícula é a  total desvinculação do discente com a instituição. Ele pode ser solicitado a qualquer momento pelo próprio aluno, manifestando desistência do seu curso, ou pela instituição. Neste tutorial, você aprenderá a solicitar o cancelamento de matrícula no IFRN, seguindo um passo a passo.

Mas, atenção! Caso a solicitação seja feita pelo discente, será necessário atender aos seguintes requisitos: estudantes menores de idade deverão apresentar uma concordância formal de seus responsáveis; o termo de quitação de compromissos com a biblioteca deverá ser obtido no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Passo 1: Solicite o seu Nada Consta à biblioteca

A solicitação do Nada Consta à biblioteca é feita pelo Suap. Na área do estudante, clique em “Solicitar Nada Consta”. O acompanhamento desse atendimento deve ser feito pelo discente no Suap.

Passo 2: Protocole os documentos no gov.br

Com a declaração de Nada Consta à biblioteca, você deverá acessar o site gov.br com suas credenciais através do link. Na página “Protocolar documentos junto ao IFRN”, clique no botão “Iniciar”.

Passo 3: Insira suas informações pessoais

Esse passo é dividido em duas etapas. Na primeira, você deve preencher um formulário semelhante ao da imagem acima, informando dados pessoais como nome, número do CPF, endereço de e-mail, contato telefônico e endereço. Depois, clique no botão “Enviar”.

Na segunda etapa, você deverá preencher as informações solicitadas, conforme ilustrado na imagem acima. Na seção “Assunto”, adicione “cancelamento de matrícula – curso xxx”(em xxx, escreva o nome do curso em que está matriculado e cujo cancelamento deseja solicitar). Em seguida, no campo indicado, adicione uma descrição (por exemplo: “solicito o cancelamento da matrícula xxx, do curso xxx”), expondo os motivos. Na seção “Campus”, escolha a instituição de ensino. Por exemplo, se for estudante do Campus Avançado Natal – Zona Leste (ZL), indique isso. Em anexo, adicione documentos no formato PDF, se necessário (por exemplo, a autorização do responsável para estudantes menores de idade).

Passo 4: acompanhar o atendimento da solicitação

Ao preencher o formulário e submeter os documentos necessários, o estudante deve acompanhar sua solicitação e, se necessário, realizar as correções indicadas. A partir de então, a Secretaria Acadêmica (Seac) do campus providenciará o cancelamento junto à Diretoria Acadêmica (Diac) e à Coordenação de Curso.

Acompanhamento do processo

Para acompanhar o processo de solicitação do cancelamento de matrícula no IFRN, o estudante deve acessar o site do Suap (suap.ifrn.edu.br) e clicar em “Consulta de Processos”. Isso lhe dará acesso à situação do seu pedido e lhe permitirá verificar se sua solicitação foi realizada.

Atenção! O cancelamento solicitado pela instituição pode ser por motivo de ordem disciplinar, evasão, jubilamento ou desligamento. Em qualquer caso, deverá ser concedida ao discente a oportunidade de ampla defesa, que será analisada pelo colegiado do curso. Abaixo, confira a explicação dos motivos para a solicitação do cancelamento de matrícula por parte da própria instituição.

Motivo de ordem disciplinar: será efetivado o cancelamento mediante expedição de guia de transferência, após conclusão de processo disciplinar em que o estudante tenha oportunidade de ampla defesa.

Motivo de evasão: será efetivado o cancelamento da matrícula do estudante que não efetuar a renovação de matrícula, em qualquer período do curso.

Motivo de jubilamento: será cancelada a matrícula do estudante que se encontre, em qualquer momento de sua trajetória acadêmica, numa situação em que não lhe seja mais possível concluir o curso dentro da duração máxima prevista para esse fim.

Motivo de desligamento nos cursos de pós-graduação: será efetivado o cancelamento da matrícula do estudante que (I) for reprovado por duas vezes em uma mesma atividade curricular; (II) for reprovado em duas disciplinas no mesmo período; (III) não comprovar a proficiência em língua estrangeira até a data de depósito da dissertação ou tese visando à defesa.

Você acabou de aprender como solicitar o cancelamento de matrícula no IFRN. Abaixo, deixe sua opinião sobre nosso tutorial. Isso contribui para a melhoria da nossa Central de Ajuda. Caso ainda tenha dúvidas sobre como realizar essa tarefa, envie-nos uma mensagem através do formulário de sugestões.

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6