Como solicitar aproveitamento de disciplinas?

Última atualização em 14 de agosto de 2023 por Cibele Regina Barros Diniz

A equivalência de estudos para aproveitamento poderá ser contabilizada a partir de estudos realizados em uma disciplina ou em duas ou mais disciplinas, que se complementam no sentido de integralizar uma
disciplina do curso.

Para aproveitar as disciplinas é necessário atender alguns critérios, como:

• Os conteúdos e a carga horária tem que coincidir em, no mínimo, 70% com os programas das disciplinas do respectivo curso oferecido pelo IFRN;
  • As disciplinas devem ter sido cursadas com aprovação em outros cursos do mesmo nível de ensino ou outros cursos de nível posterior, independentemente da nota final obtida, excetuando-se os cursos técnicos de nível médio nos quais somente poderá ser concedido o aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso técnico de nível médio;
  • As disciplinas devem ter sido cursadas antes do ingresso do estudante no IFRN;
  • Também devem ter sido cursadas num prazo máximo de 5 (cinco) anos, decorridos entre o final do período em que a disciplina foi cursada e a data de requerimento do aproveitamento de estudos;
  • Poderão ser aproveitadas as disciplinas cujas disciplinas pré-requisitos, quando houver, tiverem sido integralizadas.
  • Para cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação lato sensu, só é permitido o aproveitamento de até 50% da carga horária das disciplinas do curso.

Após o coordenador avaliar a solicitação e aprová-la, será registrada no histórico acadêmico do estudante a média aritmética ponderada da(s) disciplina(s) aproveitadas, tendo como peso a carga horária da(s) disciplina(s) correlata(s).

Como solicitar aproveitamento de disciplinas?

1. Você deverá protocolar um documento junto ao IFRN no gov.br.

2. Dentro do site GOV.BR irá abrir a tela “Protocolar documentos junto ao IFRN”. Clique em “iniciar“.

3. Após fazer seu login, preencha suas informações pessoais.

3.1 Preencha as informações do protocolo na etapa 2.

Assunto: Aproveitamento de disciplinas do curso XXX

Descrição: Solicito aproveitamento de disciplinas para a matrícula XXX do curso XXX.

Campus: Campus Natal Zona Leste (ZL)

Anexar:

• Histórico Acadêmico em que conste a aprovação nos últimos 5 anos das disciplinas requeridas;
  • Ementas das disciplinas que foram cursadas;
  • Registros de reconhecimento do curso, caso não seja do IFRN.

4. Acompanhe o atendimento da solicitação por e-mail, corrigindo a documentação, caso necessário.

5. Quando a solicitação for atendida, salve o número do processo e acompanhe a tramitação pelo SUAP.

6. A partir de então, a Secretaria Acadêmica solicita autorização para a DIAC/Coordenação de curso e realiza o procedimento.

• Para acompanhar o processo: Entre no site do SUAP (suap.ifrn.edu.br) e clique em “Consulta de Processos”, visualize a situação do seu processo e acompanhe se sua solicitação foi realizada.

Pronto! Agora você aprendeu a solicitar o aproveitamento de disciplinas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas