Como criar o seu email Acadêmico?

Última atualização em 20 de novembro de 2023 por Beatriz Sayuri do Nascimento Kato

O email acadêmico forcece uma infraestrutura de comunicação e colaboração para toda a comunidade do IFRN, através do fornecimento do pacote Office 365, armazenamento de arquivos na nuvem, gerenciamento de sites e comunicação utilizando mensagem instantânea, vídeo e voz. A infraestrutura do serviço é hospedada na nuvem, através de um contrato acadêmico com a empresa fornecedora do serviço.

O email acadêmico está disponível para estudantes, servidores ou prestador de serviço com ocupação ativa (se não tiver ocupação ativa, verificar com a coordenação que está vinculado).

O email acadêmico fornece os seguintes benefícios:

• Acesso ao download dos aplicativos do Pacote Office 365;
  • Tamanho para armazenamento de e-mails de 50GB;
  • Armazenamento online de 500GB no OneDrive;
  • Mensagens instantâneas e calendário com agendamento;
  • Colaboração com documentos;
  • Compartilhamento de documentos catálogo de endereços contendo todos os usuário.

Importante a leitura da política de uso do armazenamento de dados em nuvem aprovada pelo Comitê de Governança Digital (CGD) do IFRN.

Como criar uma email acadêmico?

1. Acesse a sua conta do SUAP;

2. Na tela inicial, na sessão “AVISOS”, aperte em “escolha seu email Acadêmico”;

3. Na próxima página, o sistema se encarregará de dar as opções disponíveis para cada email, considerando uma junção de seus nomes (Ex.: se seu nome é Maria José da Silva, ele disponibilizará as opções maria.silva, silva.maria, josé.silva.maria…,etc). Vale lembrar que só pode existir um único email para cada usuário – ou seja, caso já exista uma combinação de seus nomes para outro usuário que já criou o email, essa opção será descartada.

4. Após a escolha, o seu email acadêmico será criado automaticamente e no dia seguinte estará disponível para uso.

Como acessar minha conta de email acadêmico?

1. Acessar a página de login diretamente pelo endereço: portal.office.com
  2. Utiliza o endereço de email acadêmico (nome.sobrenome@academico.ifrn.edu.br) como login e a senha do seu IFRN-ID.