Tutorial para editais com seleção por análise curricular

Ícone de seta para baixo demonstrando que é possivel abrir um menu de opções

Última atualização em 6 de maio de 2024 por Ana Carolina Targino Praxedes

Este tutorial irá te ajudar a cadastrar os editais com seleção por sorteio. Para isso, você precisará acessar o site do sistema gestor de concurso (SGC) do IFRN, entrando pelo site do processo seletivo.

Editais de seleção por sorteio precisam ter o edital cadastrado e os documentos do edital anexados, assim como ter as vagas e etapas configuradas.

Sempre se certifique de que o edital selecionado é aquele no qual você deseja fazer o procedimento.

1. Do cadastro do edital

Editais de seleção por sorteio não necessitam documentação do candidato pois isso implicaria em duplo processo de avaliação.

Os cursos têm que existir com o mesmo código que no SUAP, caso contrário a integração com o SUAP não funcionará.

1. Cadastre o edital

  1. Na aba Editais, Clique no botão Adicionar.
  2. Preencha os campos conforme:
    • Grupo a qual o Edital pertence.
    • Nome do Edital.
    • Descrição
    • Exibir Edital no Menu: <Marcar esse campo>
    • Ano do Edital
    • Número do Edital
    • Código de segurança: <<user qualquer gerar automático de senhas>>
    • Inscrições do Edital são realizadas pelo SISU?: <Não se aplica>
    • Configuração da Cota para o Sisu: <Não se aplica>
    • Para vagas remanescentes?: <Não se aplica>
    • Configuração das Cotas/Lista de Processamento: <Não se aplica>
  3. Na seção Dados Entrada do Aluno, preencha os campos conforme:
    1. Ano
    2. Semestre
    3. Data de ingresso
    4. Data de encerramento
    5. Idade mínima de ingresso: <Não se aplica>
  4. Na seção Dados financeiros, preencha os campos conforme:
    1. Convênio: <Não se aplica>
    2. Vencimento do boleto: <Não se aplica>
    3. Data limite de confirmação: <Não se aplica>
    4. Taxa de inscrição: <0,00>
  5. Na seção Outras configurações, preencha os campos conforme:
    1. Casas decimais escore final: <0>
    2. Aberto ao público: <Marcar esse campo>
    3. Usar upload de arquivos: <Marcar esse campo>
  6. Na seção Campi, preencha o campo conforme:
    1. Campi: <Selecione o campi do Edital>
  7. Na seção Configuração Cota Genérica, preencha os campos conforme:
    1. Descrição Field da Cota Genérica: <Não se aplica>
    2. Texto de ajuda da cota genérica: <Não se aplica>
  8. Na seção Listas para processamento, preencha a tabela conforme:
    1. Linha 1
      1. Nome: Geral
      2. Ordem: 1
      3. Critério de ensino: <Não se aplica>
      4. Critério de renda: <Não se aplica>
      5. Critério de etnia: <Não se aplica>
      6. Critério de necessidade especial: <Não se aplica>
      7. Critério genérico: <Não se aplica>
  9. Na seção Grupos de arquivo do edital, cadastre conforme o edital
    • Os grupos de arquivos do ZL são prefixados com “Editais EAD – “, se o grupo de arquivos não existir cadastre um grupo com apenas 1 arquivo.
  10. Na seção Arquivos Públicos, cadastre o edital e anexos, se tiver.
  11. Salvar

2. Cadastre as etapas

  1. Na barra superior em azul, selecione o Edital a qual deseja adicionar as Etapas
  2. No menu lateral esquerdo, clique em Editais > Etapas
  3. Para cada etapa a adicionar, clique no botão Adicionar Etapa:
TipoDescriçãoInícioFinalPública
Período de inscriçãoPeríodo de inscriçãoVer editalVer editalSim
Prova: AplicaçãoAplicação da provaVer editalVer editalNão
Prova: Resultado PreliminarResultado preliminarVer editalVer editalSim
Prova Interposição de recursoInterposição de recursosVer editalVer editalSim
Prova: Resultado FinalResultado FinalVer editalVer editalSim
Resultado FinalResultado final do processoVer editalVer editalSim

3. Cadastre as ofertas de vagas

  1. Na barra superior em azul, Selecione o Edital a qual deseja adicionar as Ofertas
  2. No menu lateral esquerdo, clique em Editais > Ofertas de Vaga
  3. Para cada vaga a adicionar, clique no botão Adicionar ofertas de vagas:
    1. Selecione o curso <Conforme o edital>
    2. Selecione o turno <Conforme o edital>
    3. Selecione o semestre <Conforme o edital>
    4. Indique a quantidade de vagas previstas <Conforme o edital>
    5. Taxa de inscrição: <Não se aplica>
    6. Observação: <Opcional>
    7. Dispensa de prova: <Não se aplica>
    8. Mesagem para dispensa: <Não se aplica>
    9. Código da oferta vaga no SISU: <Não se aplica>
    10. Código SUAP da Linha de Pesquisa: <Não se aplica>
    11. Idade mínima de ingresso: <Não se aplica>
    12. Em Distribuição de Vaga selecione a Lista de distribuição

2. Da prova

2.1. Cadastre a prova

  1. Na barra superior, selecione “Prova genérica” que está no grupo “Prova genérica
  2. Crie uma nova prova clicando no botão “Adicionar Prova genérica
  3. Preencha os campos conforme:
    1. Nome: Prova – Análise curricular
    2. Etapa da aplicação da prova: Aplicação da prova
    3. Etapa para apresentar o resultado: Resultado Final
    4. Etapa para apresentar extrato: Resultado Preliminar
    5. Etapa para solicitação de vistas: <Não se aplica>
    6. Etapa para interposição de recursos: Interposição de recursos
    7. Etapa para apresentar os resultado dos recursos: <Não se aplica>
    8. Ofertas de vaga: <Conforme o edital>
    9. Tipo: Eliminatória
    10. Tipo eliminatória qtd vagas multiplicador: <Conforme o edital>
    11. Nota mínima para habilitação: <Conforme o edital>
    12. Casas decimais do escore: 4
    13. Casas decimais das estatísticas: 4
    14. Função para cálculo do escore: Escore somente nota
    15. Número de avaliadores por prova: 1
    16. Discrepância: 20
    17. Motivo de nota zero: <Conforme o edital>
    18. Tipo de prova: Curriculum
    19. A classificação da prova será por ordem de inscrição? <Não se aplica>
    20. A classificação da prova será por sorteio? <Não se aplica>
    21. Pode exibir notas avaliadores para os candidatos? Sim
    22. Prova genérica critérios: <Conforme o edital>
    23. Avaliadores:
      1. Em usuário selecione o avaliador
      2. Indique um limite de correções
      3. Avalia discrepância: <Não se aplica>
      4. Avalia recurso: Sim
  4. Salve.
  5. Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais”
  6. Pesquise pelo edital e clique em “Editar” (é o ícone de uma caneta)
  7. Na seção “Provas para cálculo do escore” cadastre uma única prova usando o botão “Adicionar outro(a) Prova para cálculo do escore
  8. No formulário, informe:
    1. Prova: Prova – Análise curricular
    2. Ordem de classificação: 1
    3. Peso: 1
    4. Obter escore das disciplinas: Não
  9. Salve.

2.2. Habilite para processamento

  1. Etapa para quando já terminou o período de inscrições
  2. Na barra superior, selecione “Habilitar candidatos” que está no grupo “Processamentos
  3. Preencha o formulário:
    1. Etapa referência: Período de inscrição
    2. Etapa a processar: Aplicação
    3. Vagas a serem processadas…: <Todos os cursos>
  4. Salve para avançar.
  5. No formulário “Habilitação de inscrições entre etapas”
    1. Ação com processamento: Não efetuar operações caso já processado
    2. Confirmo o processamento da habilitação: Sim
  6. Salve para concluir.

2.3. Processe o resultado final

  1. Calcular a prova
    1. Na barra lateral, selecione Prova Genérica > Prova depois
    2. Clique no botão Calcular escores
    3. Depois clique no botão Calcular habilitação
  2. Calculo do escore final
    1. Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais“, depois pesquise
    2. Clique em “Calcular escore
    3. Marque “Confirma a operação?
    4. Salve
  3. Classificação do resultado
    1. Na barra lateral, selecione “Editais” que está no grupo “Editais“, depois pesquise pelo edital
    2. Clique em “Calcular classificação
    3. Marque “Confirma a operação?”
    4. Salve
  4. Gere o arquivo Excel para conferência
    1. Na barra lateral, selecione “Conferência do resultado final” que está no grupo “Resultados
    2. No formulário:
      1. Geração do relatório: XLS – Planilha eletrônica padrão Excel
      2. Campus: Todos
      3. Exibir dados pessoais dos candidatos: Sim
    3. Salve
  5. Gere o arquivo Excel e PDF do resultado final
    1. Na barra lateral, selecione “Lista de Aprovados” que está no grupo “Resultados
    2. Para Excel
      1. No formulário:
        1. Geração do relatório: XLS – Planilha eletrônica padrão Excel
        2. Campus: Todos
      2. Salve
    3. Para PDF
      1. No formulário:
        1. Geração do relatório: PDF – Arquivo PDF
        2. Campus: Todos
      2. Salve.

3. Da exportação para o SUAP

A CADIS é responsável pelo SUAP-EDU.

Fonte: PROEN por conversa telefônica

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