Como criar o e-mail escolar?

Última atualização em 20 de novembro de 2023 por Beatriz Sayuri do Nascimento Kato

O que é Google Sala de Aula?

O Google Sala de Aula permite criar um ambiente onde o professor possa compartilhar com os alunos materiais, bem como criar e receber tarefas e trocar informações através de e-mail e mensagens instantâneas. Os técnico-administrativos também podem utilizar para desenvolver atividades colaborativas. Por ser um ambiente integrado com o Google Apps for Education, ele disponibiliza todos os Apps do Google em uma conta que, nesse caso, utiliza um subdomínio do IFRN que foi criado para este fim: “@escolar.ifrn.edu.br”. Portanto, aqueles interessados em criar uma conta para utilizar o serviço, receberão um e-mail no modelo nome.sobrenome@escolar.ifrn.edu.br. O serviço está disponível para todos os Docentes, Técnicos-Administrativos e Alunos do IFRN. No caso dos professores que se interessem em utilizar o ambiente cooperativo, deverão solicitar aos alunos que criem uma conta.

Mais informações sobre o Google Sala de Aula podem ser obtidas no seguinte link: https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR

Como criar uma conta no Google Sala de Aula para obter um e-mail escolar?

1. Acessar o SUAP;
  2. Na tela principal, escolher a opção de endereço de e-mail no link para criar a conta do Google Sala de Aula – O padrão de formato do endereço de e-mail é nome.sobrenome@escolar.ifrn.edu.br;
  3. Após a escolha, a caixa de e-mail será criada automaticamente e, num prazo de até 2h, já estará disponível para uso.

Como acessar minha conta do Google Sala de Aula?

1. Acessar o SUAP;
  2. Na página Principal do SUAP, utilize o link “Google Sala de Aula” (símbolo da Google) no canto superior direito (Esse link só funcionará após a criação da conta, dentro do período mencionado anteriormente);
  3. O acesso será direto, sem a necessidade de autenticação, uma vez que o usuário já está autenticado no SUAP;

Política de uso de armazenamento de dados do Google Education

A Resolução 2/2022 – CGD/RE/IFRN dispõe sobre a política de uso do armazenamento de dados em nuvem das plataformas digitais da Google e da Microsoft vinculadas aos e-mails com subdomínio “escolar.ifrn.edu.br” e “academico.ifrn.edu.br”, no Instituto. Entre os objetivos da Resolução, figura o estabelecimento de regras para a correta utilização das plataformas digitais no IFRN.

Para informações sobre a política de armazenamento de dados acesse a entrada na Central de Ajuda sobre essa questão no seguinte link: https://ajuda.ead.ifrn.edu.br/politica-de-uso-de-armazenamento-de-dados-em-plataformas-digitais

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5